#Receita: Requeijão Caseiro

Acho que já deu pra perceber que aqui no Gororoba as receitas são práticas para o dia a dia (desde que com um pouco de organização e ingredientes à mão), mas sempre com opções de comida de verdade, né?!
Acredito que cozinhar e comer comida de verdade é o caminho para uma reeducação alimentar real e duradoura – quando você pratica a #cozinhaterapia, acaba pegando gosto pelo negócio e cozinhar acaba virando um prazer!
Dito isso (estava inspirada hoje, rsrs), vamos à nossa receita: Requeijão Caseiro – essa receita copiei da Rita Lobo, do Panelinha (receita original aqui).

Requeijão caseiro + queijo colonial + pãozinho integral = delícia!

O que vai na gororoba?
1 litro de leite integral
Caldo de 1 limão
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal

Como é que faz?
Leve o leite ao fogo alto em uma panela média e deixe ferver. Assim que ferver, separe 1/2 xícara do leite ainda quente e desligue o fogo. Ao leite que sobrou na panela, acrescente o limão e misture delicadamente.
Deixe o limão agir por mais ou menos 5 minutos – até talhar. O leite vai formar grumos, típicos do leite talhado (não se assuste, é assim mesmo e vai dar tudo certo!).
Depois de talhar o leite, forre uma peneira com um pano fino (ou filtro de papel ou, assim como eu fiz, um paninho do tipo perflex) e coloque sobre uma tigela ou jarra funda. Despeje o leite talhado na peneira aos poucos e, com cuidado, vá pressionado a mistura para extrair o máximo de soro.
Assim que bem drenado, você transfere esse “queijinho” pro liquidificador ou mixer e mistura os ingredientes restantes: leite morno que ficou reservado, manteiga e sal.
Bate tudo até formar um creme liso, lindo e saboroso.
Agora é só transferir para um pote de vidro, deixar esfriar completamente, tampar e levar à geladeira – deixe por mais ou menos 2h antes de servir, para que fique bem firme.

Pronto: temos um requeijão saboroso, leve e sem aquele monte de conservantes e amidos que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Uma observação: a rainha da cozinha Rita Lobo disse que o requeijão dura 5 dias armazenado em pote com fechamento hermético na geladeira. Não tive tempo de testar a validade porque por aqui ele acabou antes disso…

E aí, vai testar? Me conta o que achou?!
Se testar, marca o #gororoba pra eu saber, ok?
Até breve!



Anúncios

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s